Limpeza das peças - Primeira Parte: O latão

Limpeza das peças - Primeira Parte: O latão

Uma das maiores dúvidas entre as nossas clientes e também entre as pessoas que pretendem comprar as nossas peças é:
Consigo manter a peça de latão dourada e brilhante?

Sim, e a dúvida não é só sua! Por isso queremos mostrar aqui como é simples cuidar da sua peça. Mas antes vamos falar um pouco sobre o latão e o motivo da nossa preferência pelo material bruto. 

O latão é uma mistura de dois outros metais: Cobre e Zinco. É uma liga metálica antialérgica por definição, porque nem o cobre e nem o zinco costumam provocar alergia. A cor do latão é a dourada, por isso a limpeza não fará com que a sua peça perca a cor, ou seja, a limpeza clareia o metal, mas ele sempre volta para o dourado original. O passar do tempo vai "queimando" o latão até ele escurecer (oxidar) outra vez. É importante deixar claro que o latão não enferruja, ele oxida, e essa oxidação sempre pode ser removida através de processos simples de limpeza feita em casa. Nos casos de oxidação avançada, que acontece em joias guardadas sem limpeza por muitos anos, será necessário levar a um joalheira, para fazer o polimento mecânico.

Quando nós desenhamos uma joia ou objeto aqui na Greta, consideramos o fato de que nosso produto não é envernizado ou galvanizado (banho), por isso é necessário tomarmos alguns cuidados, assim garantimos que as pessoas consigam fazer a limpeza sem maiores dificuldades. 

Sobre os processos que retardam a oxidação do latão é importante considerar algumas questões. O verniz protege por um tempo o latão da oxidação, mas depois ele oxida por baixo da camada de verniz e você não consegue limpá-lo. Para polir uma peça envernizada será necessário realizar um tratamento químico que remove o verniz, e isso você não consegue fazer em casa.
A galvanoplastia (ou banho) é um processo químico que impede a oxidação imediata, mas muda drasticamente a cor do objeto, trazendo um dourado amarelado que pouco lembra a cor original do latão. Outro problema relacionado à galvanoplastia é que o metal que segura melhor a camada dourada é o níquel, que causa muita alergia. É possível realizar banho sem níquel, mas a durabilidade dos banhos antialérgicos é menor. Sabe aquele banho dourado que fica prateado ou acobreado? Pois é... isso acontece. A qualidade do banho também está diretamente relacionada à quantidade de ouro que é colocada na peça, bons banhos levam bastante ouro na composição. Existem também outros tipos de banho que não levam ouro, esses são bem amarelados e pouco duráveis, ou ainda aqueles que são como uma camada de tinta dourada, esses podem descascar. Porém, todos os banhos são processos sujos e altamente poluentes. Os resíduos do banho são tóxicos e poluem o lençol freático.

E como o latão se comporta na pele? Bom, tenha em mente que o comportamento é muito parecido com o da prata, ou seja, se a prata escurece rápido em contato com a sua pele, o mesmo acontecerá com o latão (e o mesmo acontecerá também com o banho, se na sua pele o latão e prata escurecem rápido, o banho também durará pouco). A parte boa é que tanto prata como latão podem sempre ser polidos em casa, cada vez que você achar necessário, com maior ou menor frequências dependendo do seu gosto e das condições do ambiente: se mais ou menos úmido, se você bebeu mais ou menos água (sim, isso influencia), e a frequência do uso, pois o latão costuma ficar mais limpo quando usado sempre (no banho, no mar), e essa é de longe a vantagem das peças brutas. 

Resumindo essa longa conversa, todas as nossas joias são pensadas para serem usadas na cor original do latão e para que você consiga fazer a limpeza em casa. Sempre falamos para nossas clientes que o número certo de joias para se ter é aquele que conseguimos fazer tranquilamente a manutenção. Importante sempre lembrar: tenha poucas peças e cuide muito bem de todas elas. O cuidado é uma forma de criar vínculo :)

O latão é um metal extremamente durável e acompanhará você por toda vida com certeza!

No próximo post explicaremos passo a passo como limpar uma peça de latão.

Voltar para o blog